Alzheimer

 

APOIO A RESIDENTES COM ALZHEIMER

Nas Residências Domus Vida o Gabinete de Preservação e Reabilitação Cognitiva funciona com uma equipa multidisciplinar, e proporciona um acompanhamento global, visando a manutenção da autonomia, através da estimulação e da reabilitação das capacidades cognitivas, físicas e psicomotoras.

 

 

Para os residentes e seus familiares foi precisamente criado, nas Unidades Domus Vida, o Gabinete de Preservação e Reabilitação Cognitiva, onde uma equipa multidisciplinar desenvolve um programa de apoio e integração dos doentes, ao mesmo tempo que presta um melhor acompanhamento aos familiares, que tantas vezes precisam de orientação especializada para saber lidar com a doença.


A reabilitação dos residentes é feita em pequenos núcleos agrupados consoante o nível evolutivo da doença. Para cada núcleo é criado um processo individual de acompanhamento a que toda a equipa vai tendo acesso. Este processo inclui uma intervenção ao nível cognitiva, prevenindo ou minorando o declínio das funções nervosas superiores, como o raciocínio, a linguagem e a memória. Inclui ainda actuação ao nível físico, estimulando a independência física do doente e contribuindo para a manutenção e estimulação das suas capacidades físicas em aulas de movimento e sessões de fisioterapia específica.

 

A intervenção é ainda assegurada ao nível social, para que além da interacção com a família seja promovida a integração com os outros residentes, aproveitando da melhor forma os vários momentos do dia.